Bolo de limão vegano e minha intolerância a lactose

Olá gente linda!

Desde os meus 30 anos tem acontecido muitas mudanças em meu corpo, e uma delas é que meu organismo já não produz lactase, a enzima que metaboliza a lactose,
na verdade eu acho que ele nunca tolerou tão bem, mas as reações alérgicas foram tantas de um tempo para cá que resolvi fazer um exame e no exame deu resultado positivo. Não fiquei triste com isso, porque na verdade mesmo, eu nunca fui chegada ao leite, o que eu mais gosto são os queijos, claro que tomando a enzima que vende em qualquer farmácia e drogaria eu posso comer qualquer derivado do leite e tudo bem, mas mesmo assim devo evitar, então é justamente por isso que a minha maneira de cozinhar tem mudado e desde dezembro de 2020 eu procuro substituir qualquer receita que leva algum derivado do leite, por leites e cremes vegetais que além de mais saudáveis, são ecologicamente corretos. Quem quiser saber mais sobre esse assunto é só entrar em contato comigo. Essa receitinha de bolo de limão é muito fácil de fazer e fica uma delícia, de verdade, podem acreditar.

Receitinha de bolo de limão vegano

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de espelta (pode usar de trigo ou mistura de farinha sem glúten)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • raspas e suco de um limão (usei limão siciliano)
  • 3 colheres de sopa de acúçar integral
  • 1 xícara de leite vegetal (usei leite de amêndoa)
  • meia xícara de chá de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 2 latas ou duas caixinhas de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • raspas e suco de um limão

Modo de preparo:

O primeiro a fazer é colocar as latas ou caixinhas de leite de coco na geladeira, um dia antes, isso é para fazer a cobertura do bolo. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20 cm de diâmetro e reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture todos os ingredientes secos numa tigela inclusive o açúcar e as raspas de limão e reserve. Em outro recipiente misture o leite vegetal, o óleo, o suco de limão e o vinagre de maçã e agregue aos ingredientes secos, mexa delicadamente até formar uma massa homogênea. Leve para assar por aproximadamente 30-40 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo, depois de pronto, retirar o bolo do forno e deixar esfriar completatmente. Para a cobertura: abrir as latas ou caixinhas de leite de coco e retirar só o creme sólido que se formou por ter deixado o leite na geladeira. Num recipiente adicionar as raspas e o suco de um limão , o açúcar de confeiteiro e o creme de coco, bater na batedeira até formar um creme homogêneo, guardar na geladeira durante uma hora, cobrir o bolo e decorar a gosto.

Observações: para que o creme de coco dê certo e não fique ralo é importante que o leite tenha bastante gordura, para isso tem que ficar atento a quantidade de coco e água, o leite tem que ter no mínimo 60% de coco.

O que acharam da receitinha? Deixe um comentário.

Um beijinho e até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s